Teclado Sintetizador Oberheim OB-X8 obx8 ob x8 Analógico Polifônico de 8 vozes
O nome Oberheim é praticamente sinônimo de sintetizadores de áudio, sendo o fundador Tom Oberheim considerado uma das figuras mais influentes na história da indústria musical. Quase quatro décadas desde o último instrumento oficial de Oberheim, o fabricante gigante ressurge com o próprio Oberheim comandando o navio.
Celebrando o retorno triunfante de Oberheim está o sintetizador analógico polifônico OB-X8, que homenageia a ilustre série OB ao recriar fielmente três de seus modelos em um único sintetizador. Ao combinar todos os recursos primários dos modelos OB-X, OB-Xa e OB-8, o OB-X8 contém uma seleção dos sons de sintetizador mais inesquecíveis e icônicos dos anos 80, completos com tipos de filtros individuais e todos os presets que fizeram de cada um um instrumento de destaque. Um caminho de sinal totalmente analógico significa que o OB-X8 é tão sonoro e completo quanto seus irmãos mais velhos, com seções rotuladas contendo botões e botões táteis para controle fácil e completo do seu som. Seu teclado FATAR de 61 teclas é sensível à velocidade e ao toque, oferecendo opções ilimitadas para tocar expressivamente na ponta dos dedos. E embora o OB-X8 seja um sintetizador “clássico”, otimizações modernas na forma de uma tela OLED e compatibilidade MIDI/USB tornam-no o complemento perfeito para o arsenal de qualquer sintetizador. Não perca o tão esperado retorno de um dos pilares de design e engenhosidade do sintetizador!
Embora os não iniciados possam não ter tocado ou experimentado pessoalmente um Oberheim, qualquer pessoa que tenha folheado estações de rádio nas últimas quatro décadas certamente já ouviu um desses instrumentos inconfundíveis em ação. Como a primeira oferta da série, o sintetizador analógico polifônico OB-X vendeu apenas aproximadamente 800 unidades de 1979 a 1981. No entanto, uma seleção desses sintetizadores acabou nas mãos de alguns dos criadores musicais mais queridos da época, incluindo Rush em seus álbuns Moving Pictures e Signals , Dennis DeYoung do Styx, Madonna e até mesmo Prince.
Substituindo o OB-X em apenas dois anos estava o OB-Xa, que otimizou o OB-X com atualizações bem-vindas e simplificou sua configuração para facilidade de uso. Este sintetizador é responsável pela introdução da faixa atemporal do Van Halen, “Jump”, bem como pelos lançamentos de New Order, Queen, The Police e outros. À medida que o OB-8 substituiu o OB-Xa em 1983, a influência de Oberheim na música se expandiu para a estratosfera à medida que artistas como Alice Coltrane, Boyz Noise, Depeche Mode, Kool & The Gang e muitos outros adotaram sintetizadores como um componente central de seu som.
Sintetizador analógico polifônico de 8 vozes marcando o retorno de Oberheim com seu primeiro instrumento em 35 anos
3 sintetizadores totalmente analógicos em um: Oberheim OB-X, OB-Xa e OB-8
2 VCOs discretos de linhagem OB-X/SEM por voz e VCFs discretos de linhagem SEM proporcionam aquele tom e intensidade vintage de Oberheim
Os filtros genuínos projetados por Dave Curtis oferecem caracteres clássicos OB-Xa e OB-8
Modos SEM adicionais para funções highpass, bandpass e notch
Botões vintage com variabilidade de voz para voz
Respostas de envelope meticulosamente modeladas para cada modelo; componentes, bem como interações entre componentes analisados para realismo 1:1
O teclado FATAR de 61 teclas é sensível ao toque e à velocidade
A capacidade bi-timbral permite que 2 predefinições sejam tocadas simultaneamente
Empilhamento uníssono de até 8 vozes
Pan programável por voz para uma ampla propagação estéreo
Modulação cruzada de onda triangular variável
Alavancas Pitch e Mod para acesso à flexão de notas, vibrato e arpejador
Inclui mais de 400 predefinições dos 3 modelos originais, bem como de novos
Mais de 600 predefinições de usuário
O display OLED mostra informações do programa e acessa recursos avançados
MIDI e USB permitem compatibilidade com qualquer configuração
Pontas de nogueira genuínas
Um dos principais fatores na precisão absoluta do OB-X8 em relação à série OB é seu caminho de áudio totalmente analógico. Este fator é o catalisador por trás dos sons de sintetizador encorpados e vigorosos encontrados em clássicos como "1999" de Prince e "Tom Sawyer" de Rush. Isso é mais do que apenas um clone ou replicação padrão – desde os próprios componentes até as interações reais entre esses componentes, tudo foi meticulosamente analisado para obter realismo 1:1, resultando em um sintetizador poderoso que fornece o som e a resposta de três modelos icônicos em um só.
Os fãs das extensas funções "Página 2" do OB-8 encontrarão muito mais coisas para amar no OB-X8, apresentando todos os parâmetros clássicos junto com novos para tudo, desde acesso a modos de filtro SEM adicionais até rastreamento de teclado LFO, controle independente de largura de pulso, e muito mais.
À primeira vista, o amplo conjunto de controles do OB-X8 pode parecer assustador. Dito isto, Oberheim projetou o OB-X8 pensando em usuários novos e veteranos, garantindo que todos possam experimentar sua magia sonora com o mínimo de esforço. Tudo é rotulado em seções específicas de funções com botões e botões táteis para navegação fácil em todo o quadro. A seção Master controla o volume e o equilíbrio para discar splits e doubles, bem como funções de memória de acordes, afinação e retenção de notas. Vá para a seção Control e você terá opções de desafinação do Oscillator 2 junto com um botão Vintage exclusivo, afetando a variabilidade de voz para voz de envelopes, osciladores e filtros como o comportamento de instrumentos vintage.
A modulação oferece seis formas de onda diferentes e permite direcionar o LFO para uma ampla variedade de destinos, canalizando tudo, desde varreduras de filtro até vibrato, tremolo e outros efeitos criativos. Os osciladores selecionam o som base do OB-X8, com dois osciladores da linhagem SEM/OB-X por voz e opções de forma de onda dente de serra, pulso e triângulo.
A seção Teclado lida com capacidade bi-timbral, um dos recursos de execução mais impressionantes do OB-X8 que possui predefinições superiores e inferiores atribuíveis a diferentes áreas do teclado e uma variedade de controles para equilibrar tudo ao seu gosto. A seção Filter é onde o som de Oberheim brilha, com três configurações analógicas exclusivas retiradas dos modelos originais OB-X, OB-Xa e OB-8. O filtro de 4 estágios e os envelopes de volume dos envelopes moldam ainda mais o seu som, concentrando-se nos harmônicos e no volume, levando você de sons abafados ao júbilo do "Hallelujah Chorus" com apenas alguns botões.
Para aqueles que gostam de salvar seus sons favoritos para recuperação instantânea, o Programmer é sua futura arma secreta, permitindo salvar e selecionar predefinições e acessar configurações globais para ajustes tonais ainda mais profundos. Um conjunto de alavancas programáveis oferece vibrato e outras opções de modulação, com uma caixa de curvatura fornecendo um segundo LFO dedicado à alavanca de mod. Arpejos arrebatadores e passagens complexas são muito fáceis graças à seção Arpeggiator do OB-X8, com uma tela OLED ultra-visível exibindo informações do programa e acessando as funções "Página 2" do sintetizador. O OB-X8 oferece a versatilidade sonora e as opções de modelagem de som que músicos de todos os matizes desejam - boa sorte em guardá-lo assim que começar!
Quando alguém se refere a um Oberheim como possuidor desse som, há uma grande chance de que isso seja o resultado das configurações de filtros de alta qualidade encontradas em todos os seus produtos clássicos.
O OB-X8 possui três filtros analógicos, um de cada modelo que replica. Do OB-X vem o filtro passa-baixa discreto de 2 pólos da linhagem SEM que oferece som e corpo massivos com a adição de todos os diferentes modos do design SEM original. Os filtros CEM3320 projetados por Doug Curtis encontrados no OB-Xa e OB-8 chegam ao OB-X8, disponíveis em opções de 2 e 4 pólos e a fonte primária para o som distinto desses sintetizadores.
A marca de Tom Oberheim na indústria musical é objetivamente inegável. Antes de projetar e desenvolver alguns dos instrumentos mais icônicos e sons reconhecíveis da década de 1980, o amor de Tom pelo jazz o levou a Los Angeles em 1956 com apenas US$ 10 no bolso. Depois de estudar engenharia da computação, física e música na UCLA - sem mencionar uma passagem pelo Exército dos EUA - a Chicago Musical Instruments Company manifestou interesse no inovador design do modulador de anel de Tom. O impacto de sua engenhosidade e domínio da eletrônica rapidamente se espalhou pela indústria e, em 1969, nasceu a Oberheim Electronics.
Vários equipamentos influentes viriam em breve, incluindo uma modificação útil no ARP 2600 para tocar duas notas simultaneamente e o sequenciador de música DS-2, antes da próxima ideia revolucionária de Tom: o Módulo de Expansão do Sintetizador (SEM). Co-projetados com o fundador da E-MU Systems, Dave Rossum, os SEMs resolvem o problema dos sequenciadores controlando os sintetizadores de uma forma que não permitia que os jogadores tocassem junto com as sequências, combinando reprodução ao vivo e reprodução sequenciada. Avançando para 1981, uma colaboração com Ikutaro Kakehashi da Roland e Dave Smith da Sequential resultaria na especificação MIDI, alterando para sempre o curso da música moderna. O OB-X8 marca 35 anos desde o último Oberheim autêntico, inaugurando uma nova era de perfeição de síntese para os músicos de hoje e encapsulando uma carreira inesquecível em inovação musical.
Com décadas de design e engenharia em seu currículo, é justo que Tom Oberheim tenha empregado apenas as melhores mentes disponíveis para reintroduzir a marca Oberheim no mundo. Além de Tom, o OB-X8 foi projetado por Marcus Ryle, Tony Karavidas, Dave Smith e a incrível equipe da Sequential – os fanáticos por sintetizadores e equipamentos rapidamente reconheceram esse grupo de veneráveis impulsionadores e agitadores da indústria.
Ex-engenheiro de Oberheim, Ryle é mais conhecido como cofundador da Line 6 e do protocolo de áudio ADAT. Karavidas tem uma longa história de engenharia de hardware incrível, principalmente trabalhando para Sequential e Dave Smith Instruments em uma capacidade de alto nível. Completando a lista está o próprio Smith, fundador da Sequential e responsável pelo Prophet-5, aclamado como o primeiro sintetizador polifônico e microprocessador-controlador disponível comercialmente. Com esta equipe de estrelas por trás do OB-X8, Oberheim está totalmente preparado para conquistar o mundo dos sintetizadores mais uma vez.
Teclado |
Teclado FATAR de qualidade premium de 61 teclas com sensibilidade de velocidade e aftertouch
|
Polifonia |
8-Voz
|
Multitimbral |
2 partes (divisões e duplas)
|
Método de Síntese |
Subtrativo 100% Analógico
|
Predefinições |
Mais de 400 predefinições de fábrica
|
Memória do usuário |
600 slots predefinidos pelo usuário
|
Arpejador |
Padrões rítmicos baseados em acordes
para cima, para baixo, para cima e para baixo, ordem das notas tocadas funciona com transposição dividida/dupla |
Controladores |
Alavanca de modificação da alavanca de tom |
Resultados |
Esquerda, Mono, Direita: 3 x 1/4" / 6,35 mm
|
Entradas |
Sustentação, Volume, Filtro, ARP: 4 x 1/4" / 6,35 mm
|
Display |
Tela OLED de alta resolução
|
Dimensões |
102,9 x 42,3 x 14,9 cm
|
Peso |
14,7 kg
|
A Classic Keyboards está a 20 anos mercado brasileiro, somos especialistas em Teclados, Workstations, Sintetizadores, Pianos Digitais, Órgãos e Arranjadores.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade